TRANSLATE (TRADUZIR PÁGINA)

POSTAGEM em DESTAQUE

ATENÇÃO!

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Táxis de Parnaíba terão que funcionar com taxímetro em dezembro


No dia 10 de maio deste ano, durante reunião ocorrida no auditório da Prefeitura Municipal de Parnaíba, com a presença do Promotor de Justiça do Ministério Público, Dr. Antônio Filgueiras, o secretário de transporte de Parnaíba, Dr. Gentil Linhares, o presidente do sindicato dos Taxistas de Parnaíba, Romualdo Araújo, o diretor geral do Imepi, Messias Júnior, a metrologista do Imepi, Dóris Torres e cerca de 150 taxistas, decidiram que no mês de dezembro todos os taxis de Parnaíba estaria com taxímetro instalados.

Dentre as metas traçadas no encontro ficou acertada a regulamentação de áreas de trabalho para categoria pela Prefeitura Municipal, o acompanhamento pelo Ministério Público, a aquisição dos taxímetros por parte dos proprietários de táxi, padronização de preços e qualidade dos serviços prestados, regularização de uma oficina credenciada pelo Immetro para concerto e manutenção dos taxímetros e aferição pelo Imepi.

Tudo isso deve acontecer até dezembro deste ano. A implantação dos taxímetros em Parnaíba é uma ação importante na regulamentação dos serviços de transporte, na defesa e segurança do consumidor, bem como na preparação da cidade para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Maria Fumaça, primeiro trem de Parnaíba, entra em reforma

Assim era a Maria Fumaça quando foi restaurada

Desde o começo desta semana foi dado inicio a reforma da locomotiva prefixo 29, que se encontra na Esplanada da Estação servindo de atrativo turístico da cidade de Parnaíba. Trata-se da primeira máquina que chegou a Parnaíba e era apelidada de Maria Fumaça, por ser movida a lenha.



Em acordo firmado no mês de outubro ficou acertado entre a Secretaria de Turismo e Fundação Raul Bacellar a restauração do monumento histórico de Parnaíba com o intuito de preservar este que é um dos pontos de relevância da história econômica da cidade.



De acordo com o encarregado pela reforma “vamos tirar tudo que não presta mais e vamos restaurar as peças danificadas da locomotiva, temos um prazo curto, mas iremos fazer o possível para entregar a locomotiva até o natal”, afirma Francisco Pereira da Silva.


A reforma tem um prazo de 40 dias para ser concluída e tem como responsável a secretária de Cultura, Fátima Cármino.



A locomotiva foi fabricada nos Estados Unidos em 1920. Possui bitola 1,00 m, com 40 cm de diâmetro dos cilindros, configuração das rodas 0-4-0 e 57 cm de curso dos pistões, sem sua funcionalidade real, ela serve hoje de atrativo cultural e turístico, de fato e a única do Piauí a fazer parte da Memória Ferroviária Nacional.







Parnaíba realiza "Dia de luta contra a AIDS". Confira programação!


O Ministério da Saúde divulgou no site oficial da AIDS a seguinte mensagem: “Em 1º de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra Aids, e a campanha deste ano dará enfoque nos jovens gays de 15 a 24 anos das classes C, D e E. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/AIDS na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso a idéia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a AIDS afeta apenas o outro, distante da percepção de que estamos todos vulneráveis.


Públicos secundários: profissionais de saúde, gestores, profissionais da área de educação e comunidade escolar”.



Neste ano, na tentativa de descentralizar as ações e incentivar a programação que já vem sendo desenvolvida por algumas equipes da Estratégia de Saúde da Família, no NASF e através das ONGs, a Coordenação municipal de DST e aids disponibilizará o material para a campanha.



PROGRAMAÇÃO DE LUTA CONTRA AIDS



Dia 1º de Dezembro

Evento: FIQUE SABENDO

OBJETIVO: Ampliar a testagem do HIV, através do teste rápido, para população trabalhadora do centro da cidade, que tem pouca oportunidade de comparecer ao CTA.

Local: PAM – Posto de Assistência Médica – Praça da Graça – Centro de Parnaíba

Horário: das 08:00 às 13:00 h

Realização: COAS/CTA; Unidades de Saúde da Família Módulos 06 e 07; ONGs e voluntários.

Evento: Blitz Educativa



OBJETIVO: Informação para a população em geral sobre a prevenção do HIV e AIDS e eliminação do preconceito.

Local: Cruzamento das Av. Pinheiro Machado com a Av. Caramurú

Horário: das 08:00 às 12:00 h

Realização: Grupo Arco Íris do Delta

Evento: Prevenção para Profissionais do Sexo



OBJETIVO: Disponibilização de preservativos e material educativo para profissionais do sexo nos prostíbulos e bares de encontro.

Local: Zonas de prostituição

Horário: Das 17:00 às 21:00 hs

Realização: APROSPA e SESA/CTA



Dia 02 de Dezembro

Evento: Blitz Educativa com Caminhoneiros

OBJETIVO: Informar sobre prevenção e disponibilizar preservativos para os caminhoneiros.

Local: Postos de combustiveis com maior concentração de caminhoneiros

Horário: Das 17:00 às 21:00 hs

Realização: APROSPA e SESA/CTA



Dia 03 de Dezembro

Eventos: Ação educativa em Bares LGBTT

OBJETIVO: Informar sobre prevenção e disponibilizar material educativo e preservativos.

Horário: a partir das 21:00 hs

Realização: GRUPO GUARÁ

Super Pão, padaria tradicional da Avenida São Sebastião é assaltada


Um homem ainda não identificado assaltou a panificadora Super Pão, uma das mais tradicionais de Parnaíba, situada na Avenida São Sebastião em frente ao clube Ferroviário, em Parnaíba por volta das 20h30min desta terça-feira (29). Armado de revólver, o acusado levou cerca de R$ 500 do caixa.



Segundo o casal proprietário da panificadora, Edvaldo Lima e Núbia Gonçalves Lima, o assaltante aproveitou-se de um horário de pouco movimento. “Ele entrou com um capacete na mão, perguntou o preço de algumas coisas e depois anunciou o assalto”, explicou.



O acusado chegou a ameaçar uma funcionária. “Ficou batendo no balcão com a arma mandando ela colocar o dinheiro em uma sacola, inclusive as moedas”, completa o empresário. A suspeita é de que o bandido tenha agido com um comparsa.




“Viram uma moto sem placa, de cor vermelha, rondando essa região” finalizou o empresário, lembrando que as imagens do circuito interno podem ajudar na identificação do bandido.



A padaria Super Pão é uma das mais procuradas não só pela população parnaibana como por pessoas de cidades vizinhas e turistas que a procuram pela qualidade dos seus produtos que segundo o seu proprietário procura usar sempre os melhores produtos e de melhor qualidade na fabricação de pães e bolos e este tem sido o sucesso de sua padaria durante todos estes anos.

Automóvel roubado é localizado pela polícia no Bairro Reis Veloso

Fiat Uno cor vinho de placas HOW 8326- São Luis-MA

Foi encontrado às primeiras horas dá manhã desta quarta-feira, 30 de novembro, abandonado por trás do clube M Shows, no Bairro Reis Veloso em Parnaíba, um automóvel Fiat Uno cor vinho de placas HOW 8326- São Luis-MA, de propriedade de uma Senhora de nome Jacira.



O carro foi roubado por volta dás 2horas da madrugada de hoje. A proprietária comunicou o fato para o Copom (Central de Operações da Polícia Militar) através do fone 190. Na delegacia da área não foi registrada queixa do ocorrido, razão pela qual estamos divulgando a matéria sem maiores detalhes, porque o 190 tinha pouca informação do caso.
 
 
 
 
 

Acusado de furto tenta matar vítima com golpes de facão em Parnaíba


O individuo Geovane de Carvalho Pinto, 19 anos, foi conduzido a Central de Flagrantes por volta das 10h desta terça-feira (29) sob acusação de furto e tentativa de homicídio.



Segundo Ivanilson Itapirema, sargento da Polícia Militar, Pinto estava na companhia de outra pessoa identificada apenas como “Joãozinho do Alto” e realizaram o crime em uma casa do conjunto Broder Ville, bairro Sabiazal em Parnaíba.



Idelbrando da Silva Araújo, proprietário da casa, disse que surpreendeu os ladrões e atirou uma pedra em “Joãozinho do Alto” que levou um aparelho de DVD. Ele informou ainda Geovane Carvalho foi pra cima dele com um facão quando a polícia chegou e efetuou a prisão.

Itapirema afirmou que recebeu a informação pela Central de Operações Policiais Militares (COPOM) e foi averiguar. Apenas Geovane foi preso e o facão apreendido. O suspeito pouco revelou sobre as acusações, mas afirmou que fez por incentivo de má companhia, sendo a primeira vez. O caso foi levado para a Central de Flagrantes onde o acusado foi recolhido a uma das celas.
 
 
 
 
 
 

Divulgado os retratos dos pescadores desaparecidos no mar de Camocim

Na tarde desta terça-feira, alguns pescadores entregaram à PM, a tampa da caixa frigorífica da embarcação dos pescadores. Segundo eles, a tampa foi encontrada por outra embarcação em alto mar.




PESCADORES ENCONTRARAM EM ALTO MAR A TAMPA DO FRIGORÍFICO DA EMBARCAÇÃO DESAPARECIDA




Quanto ao corpo encontrado no dia 21/11, os familiares ainda estão em dúvidas se realmente é um dos desaparecidos, pois não poderam ver o corpo, já que foi sepultado como indigente no dia 22/11 em um cemitério de Parnaíba.

Analisando as fotos postadas no Blog Camocim Polícia24hs, os familiares acharam parecidos comJosé Ivan Rodrigues Oliveira e também com o Ivan Torres Ferreira, porém a dúvida irá permanecer até ser realizado a exumação do cadáver e posteriormente o exame de DNA.

Enquanto isso permanece o sofrimento de parentes e amigos dos pescadores desaparecidos.



CORPO ENCONTRADO NA COSTA DO MARANHÃO NO DIA 21/11







terça-feira, 29 de novembro de 2011

Preso em Luis Correia homem foragido da polícia

Dionata da Costa Nascimento, vulgo "Cabeção"

Foi preso ás 9h30min de ontem, 28/11, em Luis Correia por Policiais Militares do serviço reservado da Companhia de Policiamento Turístico daquela cidade, o elemento Dionata da Costa Nascimento, vulgo "Cabeção" de 19 anos, residente á rua Afonso Serra nº 205, bairro Nossa Senhora da Conceição em Luis Correia.



A prisão de Cabeção foi em cumprimento a uma determinação do Juiz Dr. Julio Cesar Menezes Garcez, da Comarca de Luis Correia. Cabeção é acusado de envolvimento com assalto á mão armada e tráfico de drogas. Ontem mesmo minutos depois de sua prisão, o Delegado de Luis Correia Eduardo Ferreira, mandou o acusado para a Penitenciaria Mista de Parnaíba Dr. Fontes Ibiapina.
 
 
 
 
 
 

Acusado de furto tenta matar vítima com golpes de facão em Parnaíba


O jovem Geovane de Carvalho Pinto, 19 anos, foi conduzido a Central de Flagrantes por volta das 10h desta terça-feira (29) sob acusação de furto e tentativa de homicídio.



Segundo Ivanilson Itapirema, sargento da Polícia Militar, Pinto estava na companhia de outra pessoa identificada apenas como “Joãozinho do Alto” e realizaram o crime em uma casa do conjunto Broder Ville, bairro Sabiazal em Parnaíba.



Idelbrando da Silva Araújo, proprietário da casa, disse que surpreendeu os ladrões e atirou uma pedra em “Joãozinho do Alto” que levou um aparelho de DVD. Ele informou ainda Geovane Carvalho foi pra cima dele com um facão quando a polícia chegou e efetuou a prisão.



Itapirema afirmou que recebeu a informação pela Central de Operações Policiais Militares (COPOM) e foi averiguar. Apenas Geovane foi preso e o facão apreendido. O suspeito pouco revelou sobre as acusações, mas afirmou que fez por incentivo de má companhia, sendo a primeira vez. O caso foi levado para a Central de Flagrantes onde o jovem acusado foi recolhido a uma das celas.
 
 
 
 
 

Família de pescador chega a delegacia regional de polícia atrás de um corpo para reconhecimento

O corpo que a família buscava era o do desconhecido (foto acima) que foi resgatado semana passada por pescadores de Camocim (barco Patricio), que estava boiando em uma caixa térmica de zinco em águas do Maranhão.

Uma família procedente de Camocim no Ceará, chegou hoje pela manhã em busca de um corpo (já enterrado como indigente) para saber se o mesmo se tratava de um dos pescadores desparecidos desde o dia de 12 de Novembro, data esta, que saíram numa embarcação de Camocim, para uma pescaria de 10 dias, até então, sem o regresso.

Policial do IML fazendo a remoção do corpo do desconhecido do barco Patricio - No Ipecea
O policial Robinson Castilho, chefe de investigação do 1º DP, e que responde pelo IML de Parnaíba, informou a reportagem do PC que a família quer a exumação do corpo para exame de DNA, e saber se realimente, o corpo resgatado por pescadores seria de um dos que estavam na embarcação 'Bruno', desaparecida com 4 tripulantes de Camocim: Zé Ivan (52 anos), Chico Eudes (52), e os irmãos, Ivan Torres (38) e Gílson (34), esse o mestre, são os tripulantes da embarcação "Bruno"

Carro oficial da 1ª dama de Parnaíba se envolve em acidente de trânsito

Uma pajero de placas NIF- 4447 - Parnaíba-PI, conduzida pelo motorista identificado como Chicão, se envolveu em um acidente de trânsito na avenida Pinheiro Machado - próximo ao balão do Mirante por volta das 17hs da tarde de hoje. O outro veículo envolvido no acidente, uma moto de cor preta, marca titan, de 150cc, de placa NIN-1904, Parnaíba - Pi, conduzida por uma moça até o momento não identificada.

Apesar do susto, diante disto, a condutora da moto não sofreu lesões pelo corpo, apenas danos materiais, já que o carro da prefeitura teve apenas um pequeno arranhão na lateral esquerda. A policia rodoviária federal foi acionada e chegou ao local minutos depois da ocorrência para fazer o levantamento oficial.

Populares acompanharam de perto o ocorrido

Jornalistas da TV Delta fizeram a cobertura do acidente.

Arma de guerra é encontrada perto de universidade

Um projétil de guerra foi encontrado na tarde desta segunda-feira (28) em um terreno baldio na UFPI (Universidade Federal do Piauí), bairro Ininga, zona Leste de Teresina. A polícia foi acionada e se dirigiu imediatamente ao local.



Wilson Nanaia/TV Cidade Verde (Reprodução)




Coronel Fernando Albuquerque, comandante de policiamento metropolitano da Polícia Militar, conta que foram dois homens que estavam capinando o terreno em frente ao prédio de Educação Física da UFPI que encontraram o artefato. Ele acrescenta que quando os policiais chegaram ao local se surpreenderam com o tamanho do projétil, que mede em torno de 30 cm.



"Esse projétil seria capaz de derrubar até um prédio pequeno, sem dúvidas é um artefato de guerra" afirmou o coronel. O Exército Brasileiro foi acionado e fará o reconhecimento e coleta do artefato.



Segundo o coronel, não existe nenhuma suspeita e somente o Exército pode identificar a origem do armamento.





 
 
 
 
 

Fugitivo do 2º DP se apresenta a polícia mais Ainda faltam dois

Raimundo Flávio Araújo Carneiro, de 20 anos, (foto acima) um dos presos que fugiu da delegacia do 2º distrito de Parnaíba, no bairro Cohab, dias passado, serrando as grades, se apresentou ontem pela manhã na delegacia de polícia regional (1º DP) localizado no bairro Nova Parnaíba.

Os policiais civis Robinson Castilho, José Carlos e Batista Mota, conduziram agora pouco Raimundo Flávio para Santa Casa de Misericórdia para realização de exame de corpo de delito. Segundo Robinson Castilho, o preso deve ser encaminhado para penitenciária Mista de Parnaíba, de onde deve aguardar os procedimentos cabíveis da justiça local.

Policiais civis Robinson Castilho de Machado e Batista Mota, na Santa Casa de Misericórdia, fazendo a escolta do preso fujão.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Governo pede a cabeça do coordenador do Heda

 

Depois de se expor na mídia tentando curar mazelas no atendimento médico do hospital estadual Dirceu Mendes Arcoverde, o atual coordenador daquele hospital, Alex Ramos Farias foi comunicado que seus dias estariam contados naquela unidade de saúde, por que um pedido do gabinete do deputado Robert Rios, ao coordenador de polícia, Astrogildo Fernandes, responsável pela indicação de Alex, indicasse um outro nome como suposto substituto para aquela coordenadoria.

Alex Ramos disse que tentou mudar algumas coisas no Heda, mas não foi possível e que vai continuar trabalhando na política, só que desta vez, nas trincheiras da oposição.

Carro parte moto ao meio na madrugada de hoje




Ednaldo da Costa Serejo Filho
Na madrugada desta segunda feira (28) por volta das 01:30 hs, um acidente envolvendo uma moto e um carro. Segundo informações de populares no local o condutor da moto XTZ 125 da YAMAHA de cor azul placa LWE 0143, Ednaldo da Costa Serejo Filho, de 20 anos de idade, saiu de um bar na Av. Princesa Isabel próximo ao antigo deposito da Coca-Cola no bairro Guarita, quando foi colhido por um carro identificado apenas como sendo Ford Fiesta de cor branco.
O condutor da moto teve lesão de natureza grave, fratura exposta na perna esquerda e foi encaminhado pra o hospital Dirceu desacordado.                                                               O condutor do carro não identificado evadiu-se local sem prestar socorro a vitima.












domingo, 27 de novembro de 2011

Parnaibano sofre fratura na perna em acidente de moto na Canabrava, zona rural de Araioses


Ontem 26/11 por volta das 17h:30min, José Marquezan Lima Silva de 29 anos residente na Rua Paraná 289 Bairro Bebedouro em Parnaíba, sofreu fratura na perna esquerda, numa derrapagem de moto no Povoado Canabrava, zona rural do munícipio de Araioses-MA.



A vitima deu entrada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaiba, onde foi atendida pelo Ortopedista Victor Carneiro.

Adolescente sofre lesão na cabeça em acidente de moto

Adolescente de iniciais C.S.P.

As 20h00minh de ontem 26/11, o motoqueiro de inicias C.S.P. de 16 anos residente na Localidade Patos, zona rural do município de Luís Correia-PI, sofreu ferimentos e uma forte pancada na cabeça em um acidente com uma moto pilotada pela vitima, desceu um aterro na estrada vicinal de acesso aquela comunidade.



Como o Povoado Patos fica localizado próxima à divisa do Piauí com o Ceará, a vitima foi encaminhada para o Hospital Municipal de Chaval-CE, e transferida logo em seguida, para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba em uma ambulância daquela cidade cearense.
 
 
 
 
 

sábado, 26 de novembro de 2011

Homem é brutalmente agredido a golpes de facão por um desconhecido






O pedreiro Reginaldo Passos Campos de 42 anos, residente a Rua G Casa 390 no Bairro Planalto Tremembés em Parnaíba, foi lesionado a golpes de facão, por um elemento não identificado.

O fato aconteceu por volta dás 6h30min, deste sábado, 26 de novembro, na Avenida Dr. João Silva Filho, no Bairro Piauí, próximo ao Lojão Bacuri.

A vítima foi socorrida por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e conduzida para o Pronto Socorro do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde onde está internada.

Polícia recupera Siena tomado de assalto na Beira Rio

Siena tomado de assalto na Beira Rio






Um automóvel Siena vermelho de placas NII-0208 Parnaíba-PI, que foi tomado de assalto ontem 25/11, ás 23h30min, nas imediações do Centro Recreativo do (SESC) na Beira Rio em Parnaíba, foi encontrado por volta dás 6h30min de hoje 26/11, pelo Policial Antonio Carlos Moura, lotado na Central de Flagrantes.

Os bandidos deixaram o carro abandonado nas imediações do Conjunto Raul Bacelar, com a chave no contato e em perfeito estado, levando apenas confecções, e um notebook, do citado veiculo.

O Siena foi entregue pela Polícia na manhã de hoje para o seu legítimo proprietário, Francisco Carlos Oliveira Santos, residente Rua Anatólio Thieres, 313 - Chaval-CE

Homem quase perde a mão durante agressão a golpes de facão

Ronaldo dos Santos Moreira após cirurgia







Ontem dia 25/11 por volta dás 21h30min, o serralheiro Ronaldo dos Santos Moreira de 30 anos, residente a Rua A casa 201 Bairro São Vicente de Paulo, foi agredido a golpes de facão desferidos pelo elemento identificado por Maycon.

O fato aconteceu na Praça do Bairro São Vicente de Paulo em Parnaíba. A vítima por pouco não teve a mão esquerda decepada.

Uma equipe do SAMU socorreu a vitima levando-a para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, onde foi submetida a uma intervenção cirúrgica com mais de três horas de duração pelo ortopedista Luiz Carneiro. O acusado da lesão corporal grave está foragido.

Anatel multa Oi, Vivo, Claro e Tim e outras em R$ 6 milhões

Algumas das empresas penalizadas


Pela primeira vez em 14 anos, a Anatel abriu uma reunião de diretoria e permitiu o acompanhamento de processos que renderam mais de R$6,06 milhões de multas envolvendo empresas como Oi, Vivo, Claro, CTBC Celular, TIM e Intelig.


A Oi recebeu multas de R$188 mil (por vender cartões a preços abusivos na Paraíba) e R$449 mil (por tempo de espera nos SACs além do permitidos em MG), a Vivo, multada em R$60 mil por não recolher uma taxa da Anatel.

A Intelig pode desembolsar R$1,089 milhão por ligações que não foram completadas. A TIM levou multa de R$120 mil por problemas no SAC, e a Claro pagará R$3.700 por não devolver valores cobrados indevidamente. A Oi ainda terá de recolher R$2,96 milhões pela falta de orelhões no Maranhão. (O Globo)




Adolescente assalta padaria e leva mochila cheia de dinheiro




No inicio da noite desta sexta-feira, dia 25, dois homens assaltaram a Panificadora Quero Pão, localizada na Avenida Pinheiro Machado em Parnaíba. Segundo informações de trestemunhas, os indivíduos estavam armados com revólver e fugiram levando a bolsa da gerente do estabelecimento.
A polícia foi acionada, para realizar a captura dos infratores. A guarnição conseguiu apreender um menor de 15 anos, na Rua Horizonte, bairro Piauí, atrás da agência do Banco do Brasil da Pinheiro Machado. Durante a movimentação policial houve um disparo, mas não se sabe de qual arma a bala saiu.
Neste momento a policia está no bairro Pindorama, entre as ruas Guaporé e Santa Cecília, à procura do segundo homem suspeito de cometer o delito. As informações são de que o indivíduo teria entrado em um terreno baldio que dá acesso a vários quintais residenciais.
Junto com o menor de 15 anos de iniciais L.R.F., foi apreendido um revólver calibre 38 e seis balas intactas, e ainda um total R$ 508,30 extraídos da caixa registradora da panificadora e da gerente do estabelecimento, Maria das Dores, que ainda tentou reagir no momento do crime.
Segundo informações da guarnição policial responsavel pelo caso, o outro suspeito efetuou quatro disparos no momento da fulga.
O menor L.R.F. informou a polícia, que o mesmo reside no bairro Promorar, em Teresina, enquanto o outro suspeito, que ainda encontra-se foragido, mora no Conjunto Betânia.
Segundo informações colhidas pelo Proparnaiba, os acusados estiveram durante a tarde na panificadora observando a movimentação do local para executar o assalto no começo da noite.